OAB parabeniza ministros Barroso e Fachin pela eleição à presidente e vice do STF

O Conselho Federal da OAB felicita o ministro Luís Roberto Barroso pela eleição para a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Da mesma forma, o ministro Luiz Edson Fachin para a Vice-Presidência. A OAB Nacional cumprimenta, saúda e deseja uma gestão virtuosa aos ministros.

“O Poder Judiciário tem tido papel relevante na defesa do Estado democrático de Direito e das instituições. Que a coragem e a independência sejam os pilares da fundamental missão do STF de guarda da Constituição sob a liderança de vossas excelências”, afirma o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

“Da parte da advocacia, a OAB reafirma o compromisso com os direitos e garantias fundamentais e se coloca como uma aliada na defesa do Estado Democrático de Direito. Aproveita, ainda, para parabenizar o trabalho da ministra Rosa nos últimos meses”, completa.

A mais alta Corte do país elegeu, no início da sessão desta quarta-feira (9/8), o ministro Luís Roberto Barroso para suceder a ministra Rosa Weber na Presidência da Corte e, assim, para estar à frente do Poder Judiciário. O ministro Luiz Edson Fachin será o próximo vice-presidente. 

Eles assumem os postos em cerimônia de posse marcada para o dia 28 de setembro. Rosa Weber completa 75 anos em outubro e antecipou a aposentadoria compulsória para o mês anterior. Tanto Barroso quanto Fachin são oriundos da advocacia e ficam na Presidência do Supremo até setembro de 2025.


Source: New feed

X