OAB participa de visitação à sala de totalização dos votos do TSE

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, esteve, na manhã desta quarta-feira (28/9), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto a representantes de outras entidades fiscalizadoras das eleições em visita à sala de totalização dos votos depositados nas urnas eletrônicas. A visitação se deu por convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A Corte Eleitoral convidou candidatos e representantes das entidades fiscalizadoras. Além do presidente do Conselho Federal, estiveram presentes o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; integrantes da Controladoria Geral da União (CGU); e de partidos.

“A OAB preza pela democracia e por eleições limpas, justas e livres em um ambiente pacífico e de respeito. Confiamos nas urnas eletrônicas e na condução do processo eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou Simonetti.

A visita foi guiada pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, e pelo secretário de TI (Tecnologia da Informação) do Tribunal, Júlio Valente. Eles também tiraram dúvidas dos visitantes. No local trabalham 20 funcionários no desenvolvimento e monitoramento dos sistemas que recebem os dados de boletins de urna para a totalização dos votos.

“Não há contagem manual de votos. A partir do momento em que cada urna eletrônica é finalizada, já sai o boletim de urna com os votos. Isso entra no sistema. Esse sistema faz a totalização a partir do programa que nós mesmos lacramos nas urnas”, disse Moraes.

A sala de totalização fica localizada no 3º andar do prédio do TSE, em Brasília. Tem computadores distribuídos em baias e acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), OAB, Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.