OAB participa do lançamento de obras em homenagem a Ruy Barbosa

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho participaram do lançamento de obras da Editora Migalhas em homenagem ao centenário do falecimento de Ruy Barbosa, nesta quarta-feira (1/3), em Brasília. Os livros apresentados foram os Volumes 1 e 2 de “Migalhas de Rui Barbosa”, além “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”.

Os volumes 1 e 2 de “Migalhas de Rui Barbosa” reúnem mais de 1,5 mil citações colhidas pelo jornalista e advogado Miguel Matos em trabalhos jurídicos, artigos, conferências e discursos de Barbosa. Os livros têm apresentação de Simonetti e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, respectivamente.

“Homenagear Ruy Barbosa é jogar luzes sobre um legado de luta por direitos humanos, de ascensão social de camadas vulneráveis e de perpetuação da estrutura democrática do Brasil. Vanguardista, Ruy deu voz às demandas políticas e sociais dos cidadãos invisíveis, que não tinham acesso às instituições”, analisa Simonetti.

Já a obra “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”, de autoria de 00Coêlho, analisa trabalhos jurídicos do jurista, levando ao leitor o contexto social e político da época. “Ruy é produtor de vasta obra que foi fundamental para a consolidação do Estado brasileiro como o temos até os dias atuais, em sua forma republicana e federativa. Ele dedicou sua vida à representação do país e de seus valores, tomou para si a tarefa de evoluir uma nação”, afirma Coêlho.

Participaram do lançamento ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, parlamentares, integrantes do Sistema OAB e outras autoridades dos Três Poderes.