OAB-RN completa 90 anos de história

Neste sábado (22/10), a seccional potiguar da OAB completa 90 anos de existência. Instituição de referência no estado do Rio Grande do Norte, a OAB-RN é uma das entidades mais queridas da sociedade rio-grandense-do-norte. Foi a sétima seccional da Ordem a ser fundada no Brasil e desde então cerra fileiras na defesada advocacia, da cidadania, dos direitos fundamentais e da Constituição.

Em seus 90 anos, a seccional esteve presente em momentos históricos, com atuação marcante em episódios como a Intentona Comunista, a instalação do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial – quando Natal e Parnamirim serviram de pontos estratégicos para as bases aliadas -, combatendo a ditadura militar e ajudando a construir a redemocratização do Brasil.

“Estamos muito envolvidos na comemoração dos 90 anos. Para uma entidade importante para a sociedade, como a OAB é, completar 90 anos é muito significativo. Um período de dedicada atuação na defesa de direitos fundamentais e da cidadania e que contribui para o bom funcionamento do Judiciário. Tudo isso torna nobre essa missão que a advocacia tem”, afirmou o presidente da seccional, Aldo Medeiros. “Nosso foco está no exercício diário da advocacia porque entendemos que ela fortalece a ordem democrática. Acho que os próximos dias serão marcados por bons eventos que temos preparado e que cristalizarão na memória de todos esta data especial”, acrescentou ele.

Com 15.678 filiados e sete subseções (Alto Oeste, Assú, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Macau e Mossoró), a seccional potiguar coleciona diversas conquistas para a advocacia do Rio Grande do Norte. Além do presidente Medeiros, a diretoria seccional é atualmente formada pela vice-presidente, Lidiana Dias, pelo secretário-geral, Augusto Maranhão, a secretária-geral adjunta, Wadna Saldanha, e a diretora-tesoureira, Kallina Flôr. A OAB-RN é uma parceira na luta em defesa do exercício pleno da profissão, do Estado Democrático de Direito e do pleno acesso à Justiça.

História

A primeira reunião do Conselho Seccional da OAB-RN foi realizada no dia 5 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico Geográfico, idealizada pelo advogado Hemetério Fernandes. Lá ficou definida a instalação de uma Corporação de Ofício da Classe dos Advogados no estado, que passou a funcionar em uma sala do Instituto Histórico, na Ribeira.

A primeira decisão do grupo foi a convocação de advogados, provisionados e solicitadores para se inscreverem na Corporação recém-criada. A inscrição número 1 da OAB-RN é do advogado Manoel Varella de Albuquerque. Em 22 de outubro de 1932 foi oficializada a fundação da seccional potiguar, sendo a sétima criada no país.