OAB se destaca como a instituição mais confiável da sociedade civil

Na última semana, repercutiu na mídia a pesquisa que mostrou que a Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição mais confiável da sociedade civil no Brasil, com índice de confiança de 66% dos brasileiros. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, contratado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A OAB obteve o melhor resultado na avaliação entre empresas e organizações, ficando na primeira colocação à frente das empresas privadas (56%), dos movimentos sociais (49%), dos sindicatos (35%) e dos partidos políticos (14%). O estudo mostra ainda que entre os poderes da República, o Judiciário possui a melhor avaliação, com índice de confiança de 52%, à frente do Executivo (34%) e do Legislativo (19%).

Para o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, esse reconhecimento aumenta a responsabilidade e a coragem de lutar em defesa da sociedade brasileira. “A pesquisa mostra para a advocacia a importância do nosso papel de defender a sociedade civil, quanto esse papel institucional da Ordem é respeitado pelo cidadão. É um fator de prestigio para a advocacia, que está bem avaliada individualmente pela pesquisa e nos dá um ânimo para continuar trabalhando, saber que estamos no caminho certo e encerrar este ano, que foi um ano difícil, mas com a certeza de que trabalhamos pelo fortalecimento da advocacia, da Ordem dos Advogados e acima de tudo pelo bem da sociedade, pelo bem do Brasil”, disse Santa Cruz.

Os resultados da pesquisa foram destacados em diversas publicações, como os portais ConJur, Migalhas, Poder 360 e Congresso em Foco e nos jornais O Globo, Valor Econômico e Correio Braziliense e na Agência Brasil.