Palestra magna abre ciclo de palestras da ESA Nacional sobre atualidades da advocacia cível

A ESA Nacional realizou, na manhã desta quarta-feira (15), a abertura do Ciclo de Palestras sobre Atualidades da Advocacia Cível. A palestra magna do advogado, escritor e doutor em Processo Civil, Luiz Rodrigues Wambier, abriu oficialmente os trabalhos.

O diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Duarte, destacou que os trabalhos da ESA no atual triênio mostram o cumprimento da missão institucional de difundir conhecimento. “Numa quadra extremamente desafiadora da história, a ESA criou uma plataforma de ensino a distância que apresenta números expressivos. Foram 176 mil advogados de todo o país assistindo aos cursos gratuitos e quase 13 mil bolsas de estudo concedidas, por exemplo. Ainda na pandemia, realizamos o maior congresso jurídico do mundo, onde discutimos os reflexos da crise no mundo do Direito. Logo, este ciclo de palestras segue na esteira dos grandes feitos no tocante ao papel transformador da educação”, disse.

Na palestra magna, Wambier abordou o cenário dos desafios da advocacia cível no mundo contemporâneo. Para ele, o excessivo número de processos em trâmite do país – fruto da cultura da litigiosidade – sobrecarrega o Poder Judiciário e coloca em evidência aquela que deve ser uma das fortes habilidades do advogado: a sustentação oral. “Todos nós, operadores do Direito, nos questionamos se o sistema jurídico será o mesmo depois dessa crise sanitária. Ao meu ver, a principal e definitiva mudança será o uso massivo de recursos tecnológicos. Este é um dos principais desafios: a adaptação às práticas virtuais”, disse o professor. 

Também compuseram a mesa de abertura as diretoras-gerais da ESA-PE, Isabela Lessa; da ESA-PA, Luciana Gluck Paul; da ESA-RS, Rosângela Herzer; o coordenador acadêmico da Pós-Graduação em Advocacia Cível da ESA Nacional, Pedro Miranda; o coordenador-adjunto do curso e da Fundação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Antônio Zanetti; e o diretor de Inovação e Tecnologia da ESA Nacional, Rafael Pontes de Miranda. 

Ainda nesta quarta-feira, serão realizadas, a partir das 19h, as duas primeiras palestras do ciclo: “Coisa Julgada”, com Eduardo Arruda Alvim; e “Inventário Extrajudicial”, com Christiano Cassetari. Na quinta-feira, a partir das 9h30, outras cinco palestras fecham a programação: “Atos Processuais e Nulidades no Processo Civil”, com Marcos Abreu Sampaio; “Incidentes de uniformização nos Juizados Especiais Federais”, com Beclaute Oliveira; “Estratégias probatórias: aspectos fundamentais”, com Paulo Henrique Lucon; “Máxima eficiência dos meios probatórios”, com William Alves Ferreira; e “Atualidades processuais sobre alimentos”, com Fernanda Tartuce. 

Para mais informações, acesse a página do evento


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X