Papel da advocacia na promoção da liberdade religiosa é tema de seminário na OAB

O Conselho Federal da OAB, por intermédio da Comissão Especial de Liberdade Religiosa e das Comissões de Liberdade Religiosa das seccionais do Piauí, de Pernambuco, do Paraná, de São Paulo e da Bahia; e a J. Reuben Clark Law Society (JRCLS) promoveram nesta sexta-feira (11/8) o evento “O Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa”.

O objetivo do seminário foi debater o direito da liberdade de crença e culto e do Estado laico; difundir a cultura de paz e do respeito religioso; promover o diálogo inter-religioso, a compreensão e o respeito às diferentes religiões.

“É no seio desta casa que nós temos o dever de discutir e trazer luzes sobre aquilo que a nossa Constituição Federal garante e que é, também, uma liberdade importante para ser exercida: a liberdade religiosa”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti. “A nossa obrigação enquanto entidade da sociedade civil com um caráter constitucional é defender para que todo brasileiro e que toda brasileira possa ter a segurança e a liberdade de exercer sua fé.”

O evento contou com a participação do presidente, da vice-presidente e do membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB Nacional, respectivamente Valdetário Monteiro, Jamylle Torres Viana Vieira de Alencar Leite Lima e Giovanny Bueno; do advogado norte-americano, diretor associado do Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião da Faculdade de Direito da Brigham Young University, Gary Doxey; da presidente Capítulo Salvador da JRCLS, Lilian Cavalcanti; e da Coordenadora do IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença) Brasil, subprefeita de São Miguel Paulista e ex-deputada estadual em São Paulo, Damares Moura Kuo.

Homenagem ao governador Ibaneis Rocha

Neste Dia do Advogado, 11 de agosto, foi prestada uma homenagem ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em reconhecimento por sua administração da capital do país e irrestrito respeito à diversidade religiosa.

Emocionado, Ibaneis agradeceu e disse estar muito feliz. Afirmou que em breve espera estar de volta à advocacia. “Após ter cumprido meu papel na política, quero o mais breve possível voltar para minha banca de advocacia, junto com meus colegas de escritório, vivenciando essa vida de OAB, seja na condição que for, mas eu quero contribuir sempre com a minha instituição”, disse. 

O governador do Distrito Federal relembrou que, quando presidente da seccional, participou da criação da Comissão Especial de Liberdade Religiosa. “Eu tenho orgulho de dizer que foi constituída na época em que eu era presidente da OAB-DF. Havia à época muita discussão acerca do tema, e como muitas entidades religiosas que buscavam a Ordem para solucionar problemas, nós constituímos essa comissão”, falou.

A íntegra do evento está disponível no canal oficial da OAB no Youtube


Source: New feed

X