Presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, inaugura nova sede da OAB em Xinguara

No início do mês, em 3 de março, em mais uma ação de interiorização da OAB, o presidente da seccional do Pará e um dos coordenadores do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, Eduardo Imbiriba, e o presidente da subseção de Xinguara, Evandro Santana, inauguraram a sede da subseção no município, na região sul do estado.

Desde 2022, diversas ações estão sendo promovidas, como inaugurações de subseções, revitalizações de espaços utilizados pela advocacia, promoções de eventos e oferta de cursos gratuitos. O Conselho Federal autorizou a compra de equipamentos de informática, que foram recebidos no último mês. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, gravou uma mensagem para a advocacia paraense, especialmente para as advogadas e advogados que atuam em Xinguara e região. O vídeo foi exibido durante a solenidade de inauguração.

O espaço está estruturado com recepção, sala da presidência, auditório, com capacidade para abrigar 100 pessoas, copa, salas climatizadas e equipadas com computadores (reuniões e de apoio), recepção, espaço kids, escritório compartilhado e dois banheiros. O prefeito da cidade, Moacir Pires de Faria, também marcou presença.

O Plano Nacional de Interiorização da Advocacia propõe-se a equalizar as diferentes realidades dos profissionais de direito de todo o país. É um canal criado entre o CFOAB e as seccionais para desenvolver ações para qualificar a integração da classe. Para tanto, o Conselho Federal levantou dados junto às subseções, como número de advogados inscritos e atuantes em cada comarca, convênios firmados, existência de escritórios compartilhados, salas da advocacia, entre outras informações.

O conselheiro federal Alberto Campos, a conselheira federal e vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço, a secretária-geral da OAB-SP e coordenadora adjunta do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, Daniela Marchi Magalhães, o coordenador Nacional de Interiorização, João de Deus Quirino Filho, o secretário-geral da OAB-PA, Afonso Lobato, e a diretora-geral da Escola Nacional Superior de Advocacia (ESA), Andreza Smith, prestigiaram a cerimônia.