Presidente do Senado confirma envio de nomes de indicados da Ordem à CCJ

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), leu em plenário na tarde desta quarta-feira (9/3), o ofício encaminhado pelo Conselho Federal da OAB contendo as duas indicações da Ordem para a composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O senador informou que as indicações já foram enviadas à Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Na comissão, deverá haver a sabatina dos indicados Marcello Terto e Marcus Vinícius Jardim. Na sequencia as indicações serão analisadas pelo Plenário, onde deverão receber votos favoráveis da maioria absoluta da Casa (41 senadores).

Pacheco destacou a presença no Senado Federal dos indicados e também de Daniel Blume, representante institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A presidência gostaria de registrar a presença no Senado Federal dos indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil ao Conselho Nacional de Justiça, já encaminhadas à Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Sejam muito bem-vindos ao Senado Federal os nossos colegas advogados”, discursou.

Indicados da OAB

Marcello Terto é advogado e procurador do Estado de Goiás. Pela seccional da Ordem em Goiás, Terto atuou como conselheiro e presidente da Comissão do Advogado Público e Assalariado. No Conselho Federal, atuou como conselheiro federal, participou de comissões de defesa dos honorários de sucumbência e foi presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública, realizando, por diversas vezes, sustentações orais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcos Vinicius Jardim Rodrigues foi presidente da seccional acreana da OAB por duas gestões (2013-2016 e 2016-2019), além de conselheiro federal titular e suplente. Também ocupou o cargo de secretário-geral da Comissão Nacional Especial da Advocacia Corporativa e presidente da Comissão Nacional de Relações Institucionais da OAB.