Presidente do STF e corregedor do CNJ reúnem-se com presidente da OAB

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu na quarta-feira (26) a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e do corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins. Eles estiveram na sede do Conselho Federal para o Seminário de Aproximação Institucional para Mediação Judicial, promovido pela Ordem em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o encontro, o corregedor-geral apresentou a Lamachia detalhes do projeto Sistema Nacional de Videoconferência, que tem por objetivo melhorar a comunicação com as comarcas mais remotas.

De acordo com o corregedor, o sistema possibilitará a otimização de custos na realização das atividades jurisdicionais e das diversas atividades correcionais, tornando-as mais eficientes. “Essa implantação facilita a atuação da magistratura e, sobretudo, a permanência do juiz na comarca, no sentido de atender o jurisdicionado. Ela encurta distâncias, amplia o diálogo da magistratura e tem uma instalação fácil e rápida”, disse Martins.

“O Brasil sofre com a falta de estrutura. A telefonia móvel e a internet banda larga não chegam a todas as regiões. Se isso já é um problema sério nos grandes centros urbanos do Brasil, o interior da nação e seus rincões sofrem ainda mais. Inúmeras comarcas estão absolutamente ilhadas, incomunicáveis. O Sistema Nacional de Videoconferência coloca os mais distantes pontos do país em linha direta com o CNJ e isso certamente ajudará a mudar a realidade dessas localidades. Daí a importância do projeto”, afirmou o presidente da OAB.

Leia aqui a íntegra do provimento que criou o Sistema Nacional de Videoconferência.