Presidente nacional da OAB recebe Medalha Evandro Lins e Silva na seccional do Rio de Janeiro

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, foi agraciado, na tarde desta quinta-feira (17/11), com a Medalha Evandro Lins e Silva. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da seccional do Rio de Janeiro. Estavam presentes o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, o membro honorário vitalício Felipe Santa Cruz e a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.

“Receber esta homenagem é fonte de grande emoção. Só me resta agradecê-los! E reiterar o meu compromisso com a classe e com a defesa da Constituição”, afirmou Simonetti. “Esta correlação entre Direito e Liberdade pautou a atuação profissional do nosso imortal Evandro Lins e Silva.”

O presidente nacional ainda lembrou de uma das principais bandeiras de sua gestão, a interiorização. “É muito bom estar aqui, com presidentes de tantas subseções, para anunciar aqui o alinhamento da seccional do Rio de Janeiro com o Conselho Federal, que inclui as subseções do estado do Rio de Janeiro nesta grande cruzada e neste grande plano de interiorização da advocacia brasileira”, afirmou Simonetti.

“A partir do ano que vem, visitaremos o interior do estado para levar amparo às subseções. Estou aqui representando todos os 1,3 milhão de advogados deste país, esperançosos com um Brasil melhor, e é uma enorme honra receber uma medalha com o nome de Evandro Lins e Silva, um brasileiro que resistiu a tudo aquilo que afetou a advocacia no duro momento dos anos de chumbo. Esse símbolo de resiliência reafirma mais uma vez que a Ordem não sucumbe aos arbítrios, e de que a advocacia exercerá, como sempre exerceu, seu papel de pacificação social”, concluiu Simonetti.

Bandeira se lembrou, em sua fala, das dificuldades vividas nos últimos tempos pelos advogados e da força necessária da união da categoria para ultrapassar os obstáculos. “Tivemos um ano muito difícil, mas um ano de união das subseções. No ano de 2023, teremos uma gestão de grande sucesso, junto com todas as seccionais”, afirmou o presidente da OAB-RJ.

Medalha Evandro Lins e Silva

A condecoração máxima da OAB-RJ é uma homenagem a um dos maiores juristas brasileiros da história. Nascido no Piauí e formado em direito no Rio de Janeiro, cidade onde exerceu sua profissão, Evandro Lins e Silva foi advogado, procurador-geral da República e ministro do STF, além de ter ido a Academia Brasileira de Letras. Na corte, após conceder habeas corpous a presos políticos, foi cassado pelo regime militar. Leia mais sobre a história do jurista aqui.

Com informações da OAB-RJ