Santa Cruz participa de cerimônia de entrega de carteira para novos advogados no RN

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou nesta terça-feira (27) de cerimônia de entrega de carteira aos mais novos advogados potiguares, em solenidade realizada na sede da OAB-RN. Nesta cerimônia, 35 bacharéis que receberam a carteira da Ordem. Santa Cruz destacou a relação de mão dupla que existe entre a Ordem e os profissionais, cada um colaborando para o fortalecimento do outro e falou sobre a luta da advocacia.

“Certamente essa é a solenidade mais importante que fazemos na OAB. É aquele momento em que chega oxigênio novo, o sangue novo de novos colegas a quem caberá a árida, mas também doce e generosa luta da advocacia e da construção a OAB. Não há OAB sem advocacia e nem advocacia sem a OAB. Sejam muito bem-vindos. É uma honra para todos nós, nesse momento de nossa trajetória sermos dirigentes de Ordem para poder entregar a carteira vermelha que foi de Sobral Pinto e de tantos homens e mulheres que honraram a advocacia e a história do Brasil”, disse o presidente da OAB.

O presidente da OAB-RN, Aldo de Medeiros Lima Filho, destacou o papel da advocacia no contexto de radicalização do debate político e social. “A advocacia é indispensável para uma sociedade democrática. Sobretudo no momento em que estamos vivendo no Brasil, onde as pessoas estão perdendo o hábito de dialogar, querem somente impor suas verdades, muitas vezes estabelecidas por fake news disseminadas por redes sociais e não aceitam o contraditório, outras opiniões. Diante disso, a advocacia é cada vez imprescindível porque as ferramentas de trabalho do advogado são a argumentação, a capacidade de convencimento e o diálogo. É disto que precisamos cada vez mais, inclusive em nossos tribunais. A justiça começa com o advogado, com a advogada, mas ele não faz justiça sozinho”, declarou Lima Filho.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-RN, Monalissa Dantas Alves da Silva, chamou a atenção para a responsabilidade envolvida nessa etapa da vida dos novos profissionais. “É uma alegria o dia em que recebemos nossa carteirinha. A nossa tão sonhada e batalhada ‘vermelhinha’. A partir de hoje vocês sairão daqui de forma bem diferente. Entraram aqui como bacharéis em Direito e sairão advogados e advogadas. Carregarão no sobrenome de vocês a marca OAB, o que é uma responsabilidade. Honrem o nosso juramento. Atuem com ética, zelo e respeito ao cliente e aos colegas. Jamais permitam ou fiquem em silêncio ao ver o colega em situação de violação de prerrogativa. Precisamos nos unir cada vez mais para o fortalecimento da classe”, declarou ela.

O conselheiro federal pelo Amapá, Felipe Sarmento, participou da cerimônia e conclamou os novos profissionais a se engajarem no sistema OAB. “Fico feliz de estar aqui porque vi durante a presidência do meu amigo Sergio Freire a edificação dessa sede, que era um sonho e uma necessidade da OAB-RN. Queria dizer aos novos advogados e advogadas, que são muito bem-vindos aqui ingressando nos quadros da Ordem, que estejam próximos da OAB. A Ordem precisa dos senhores e das senhoras nas comissões, nos eventos, nas promoções das caixas de assistência e da ESA. Não parem de estudar, não parem de crescer como advogados. A advocacia é um aprendizado constante e o advogado tem de estar atualizado e capacitado. A Ordem estará sempre presente protegendo seu livre exercício profissional e preservando a dignidade dos seus honorários”, afirmou ele.