Seminário de Interiorização da ESA em Santarém (PA) debate marketing jurídico

No segundo dia do 1º Seminário de Interiorização Jurídica da ESA Nacional, em Santarém (PA), um dos temas mais aguardados pelos participantes foi “Marketing Jurídico: como utilizar as redes sociais”. O evento é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional, para consolidar a política de interiorização da advocacia pelo país.

O painel, apresentado pela secretária-geral adjunta e corregedora do CFOAB, Milena Gama, falou sobre tópicos importantes para a profissão na atualidade. “É importante destacar que não é proibido fazer marketing jurídico, mas o marketing jurídico não é a mesma coisa que a publicidade mercantilista”, afirmou Milena Gama. 

A secretária-geral adjunta explicou que é muito importante conhecer o Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e Disciplina e o Provimento 205/2021 antes de iniciar a divulgação dos seus serviços. 

“Antes da edição do Provimento, não havia qualquer norma que regulamentasse o marketing. Agora, temos. É muito importante que todo advogado e advogada tenha conhecimento, já que, em caso de reincidência, pode-se aplicar a pena de exclusão”, disse.

“A publicidade deve ser prioritariamente informativa, pautada pela discrição e sobriedade, afirmou. “O advogado é um elemento basilar para se concretizar a Justiça, logo, ele não pode se mercantilizar, se vulgarizar”, pontuou Milena.

Assim, sorteios, piadas que depreciam a profissão, utilização de youtubers para se promover, oferecimento de ganhos financeiros são exemplos de condutas vedadas pelo Estatuto de Ética e Disciplina, pelo Estatuto da Advocacia e pelo Provimento 205/2021.

Juliana Pacheco, especialista em Marketing Jurídico e Consultora em Gestão Legal, Ana Ialis, conselheira federal pela OAB-PA e secretária adjunta da Comissão Nacional de Relações Institucionais, e Brunno Castro, presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, também compuseram o painel de debate.

Com o tema “Expansão e Desenvolvimento do Conhecimento Jurídico”, o seminário foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará e contou com cerca de mil participantes.

Além do marketing jurídico, também foram tema dos painéis os aspectos atuais do direito penal, o direito previdenciário e trabalhista, o mundo do trabalho e questões raciais e a interiorização da advocacia e o desenvolvimento sustentável.


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