Simonetti destaca esforços para interiorização da advocacia na abertura da conferência da OAB-PE

Representantes do Conselho Federal da OAB, da Seccional de Pernambuco, autoridades e juristas abriram a Conferência Estadual da Advocacia de Pernambuco, nesta quinta-feira (25/5), em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Em mensagem enviada especialmente para o evento, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a sede do evento como mostra do compromisso do Conselho Federal e da Seccional com a interiorização da advocacia.

Com o tema “Inovação em prol do acesso à justiça”, a Conferência promoverá, até sexta-feira (26/5), debates, palestras e mesas-redondas. As atividades abordarão questões atuais e relevantes para a prática do Direito, além de oferecer oportunidades de networking e troca de experiências entre os participantes. Entre os temas, está a interiorização da advocacia, uma das principais bandeiras da atual gestão do Conselho Federal.

“Petrolina fica no sertão pernambucano, local que reafirma o compromisso desta gestão em interiorizar cada vez mais o espaço que é de direito da advocacia. Esta é uma bandeira da OAB Nacional e das Seccionais que tem se tornado possível graças à sintonia em fortalecer advogadas e advogados nos rincões do país”, afirmou Simonetti. “Em breve, teremos a reforma de sedes de subseções, seguindo esse projeto de interiorização. A construção da sede própria de Salgueiro e de Serra Talhada, além da inauguração de uma série de espaços de coworking”, destacou.

Em seu discurso de abertura, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, destacou a relevância da advocacia para a sociedade e ressaltou o compromisso pela promoção e valorização dos profissionais e a busca por uma justiça mais acessível e igualitária. “Esse evento celebra a advocacia e a busca pela justiça. A advocacia é não só uma profissão, mas representa o pilar da democracia. Somos alicerces do Direito e guardiões da democracia e é nossa missão garantir que cada indivíduo tenha proteção legal, independente da sua origem”, ressaltou.

Ingrid Zanella, vice-presidente e coordenadora da conferência, destacou que a escolha de Petrolina como sede da Conferência foi estratégica, “buscando descentralizar eventos jurídicos e valorizar a advocacia do Sertão pernambucano”.

Tecnologia

Até sexta-feira, a conferência proporcionará espaços para o debate sobre os desafios enfrentados pela advocacia em meio aos avanços tecnológicos. Serão discutidas questões relacionadas à infraestrutura jurídica, acesso à justiça em áreas remotas, valorização profissional e capacitação dos advogados que atuam na região. Essas discussões foram fundamentais para fortalecer a advocacia do estado e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados.

O evento também conta com feira jurídica, em que empresas e instituições poderão apresentar produtos e serviços relacionados ao campo do direito. A feira proporciona oportunidade única para os participantes conhecerem as últimas inovações tecnológicas e as tendências do mercado jurídico.

Com informações da OAB-PE