Simonetti participa da abertura do 107º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-SC

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na tarde desta sexta-feira (18/11) da abertura do 107º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-SC, realizado em Florianópolis. O encontro reuniu representantes das 53 subseções catarinenses, membros da diretoria seccional, nacional e autoridades do Poder Judiciário local. Simonetti, que participou por videoconferência, falou sobre o trabalho que tem feito junto ao Judiciário no sentido de atender demandas da advocacia e destacou sua sensibilidade com a situação cotidiana de advogadas e advogados de todo o país, nas suas mais diferentes realidades.

“Para mim é uma alegria reencontrar as colegas e os colegas da bela Santa Catarina. Tenho tentado, a cada dia, conhecer a realidade e as cobranças que chegam a cada seccional. Respeitando as vicissitudes de cada estado e características de cada região, seccional e subseções. A Ordem não está inerte. Essa gestão não decepcionará a advocacia brasileira. O Conselho Federal completa hoje 92 anos. São 92 anos de muita resistência, mas também de muito diálogo e avanços. Tudo isso só foi possível porque o diálogo nos governou até aqui”, disse Simonetti na abertura do colégio.

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, que presidiu a seccional catarinense na gestão 2019-2021, falou sobre a importância da ponderação em momentos de crise e destacou o papel da advocacia no cenário atual. “A OAB obteve grandes conquistas em momentos de enormes turbulências por meio do diálogo institucional, e é isso que temos buscado. Ser instrumento da pacificação social. A advocacia tem essa missão e ela deve ser exercida não apenas pelo Conselho Federal, mas também pelas seccionais e pelos presidentes de subseções. É esse trabalho de união que nos traz aqui. Encerrar um ano com grandes vitórias corporativas e com desafio para o futuro, principalmente no âmbito institucional”, afirmou ele.

Ao discursar, a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, falou sobre as dificuldades enfrentadas desde o início de sua gestão, ainda pelos impactos da pandemia. Ela lembrou o trabalho feito nos outros três colégios de presidentes de subseções realizados em 22 para fortalecer a advocacia. “Olhamos para trás, desde janeiro, podemos afirmar que cumprimos nossa obrigação institucional de defesa intransigente e enérgica do exercício profissional e de nossas prerrogativas, sem as quais não há proteção da sociedade. Canalizamos esforços e competências para alertar sobre situações desfavoráveis ou injustas. Estamos focados em obter soluções, no menor prazo possível. É dever da OAB-SC estar pronta a colaborar”, declarou a presidente catarinense.