Simonetti participa da abertura do Ano Judiciário no TSE

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou da abertura do Ano Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (1/2), no plenário da Corte.

Em seu discurso, Simonetti afirmou que a Ordem será uma implacável defensora do direito de defesa, do devido processo legal, das garantias constitucionais e das prerrogativas da advocacia. “Não existe democracia na ausência desses itens”, afirmou.

O presidente rechaçou o vandalismo ocorrido em 8 de janeiro. “Passado o ano eleitoral, agora é hora de encontrarmos soluções para as crises e atuar para que jamais se repitam atos como os de 8 de janeiro. Devemos dar vez a gestos de civilidade e de retorno ao diálogo, à busca de consensos, à democracia que almejamos ser”, disse Simonetti.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, fez um discurso enfático em defesa da democracia. Para Moraes, “a democracia brasileira não será abalada e muito menos destruída por criminosos terroristas. A defesa da democracia e das instituições é inegociável. Muito mais do que um compromisso, essa defesa é razão de existência da Justiça Eleitoral e deste Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

Além do presidente Beto Simonetti, representando a Ordem, estavam presentes o vice-presidente nacional, Rafael Horn; o procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis; e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Sidney Sá das Neves.