Simonetti participa da reinauguração da subseção de Taguatinga (DF)

A sede da primeira subseção da Seccional da OAB no Distrito Federal, em Taguatinga, foi reinaugurada com melhorias no espaço e nos serviços oferecidos aos advogados e advogadas. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou da cerimônia, nesta segunda-feira (20/3). Em sua fala, destacou uma das principais bandeiras da gestão, a interiorização, como iniciativa que visa equalizar a atuação da advocacia em todo o país.

“Desencastelar o Conselho Federal da Ordem e visitar o interior do Brasil. Isso é dar dignidade à advogada e ao advogado do interior”, disse. “Taguatinga se transforma hoje na capital da advocacia brasileira, servindo de exemplo e tendência para que nós possamos levar os mesmos benefícios daqui a cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros”, completou Simonetti.

A subseção recebeu diversas melhorias, ampliando a inclusão e o conforto dos advogados que utilizam o local. Além da qualificação do espaço, foi lançada uma sala com computadores, custeados pelo Conselho Federal, salas de atendimento e espaço com brinquedos destinado a crianças.

Presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva, destacou que um dos objetivos da seccional do Distrito Federal é investir nas seccionais, para que sejam a porta de entrada da advocacia ao buscar apoio institucional. “Desde 2019 o nosso maior foco de atuação são as subseções. É trazer as subseções para dentro da OAB-DF. Trazer os advogados e as advogadas das subseções para o Conselho da OAB-DF. É dar voz, dignidade”, pontuou.

O evento teve a presença do vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; da conselheira federal da OAB, Cristiane Damasceno; da vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana; do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal, Eduardo Uchoa Athayde; entre outras autoridades.

Em 2023, a subseção de Taguatinga ultrapassou quatro mil inscritos. O dado foi apresentado pelo presidente da regional, Flávio Fonseca. Ele relatou que a qualificação do prédio e dos serviços oferecidos tem o objetivo de aproximar a Ordem dos advogados da cidade. “A pandemia afastou o advogado do fórum, da OAB, vivemos tempos terríveis no mundo. Hoje nós estamos entregando essa obra que atende efetivamente Taguatinga, o advogado pode vir aqui atender o cliente dele com toda a dignidade, com toda a estrutura. Isso não é mais do que nossa obrigação. A gente está aqui para servir a advocacia.”

Fonseca ainda anunciou que será instalado um posto do INSS exclusivo na subseção para facilitar a atuação dos advogados, em especial, daqueles que atuam na área previdenciária.