Simonetti participa de lançamento da conferência nacional da advocacia e dos 90 anos da OAB-MG

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou, na noite desta quinta-feira (10/11), da cerimônia de lançamento da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira – Conferência das Liberdades, e de celebração pelos 90 anos de aniversário da OAB-MG, no espaço Expo Garden, em Nova Lima (MG). Também esteve presente na comemoração o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo.

O presidente nacional da OAB iniciou seu discurso explicando como o trabalho da OAB está diretamente ligado ao tema da Conferência, a “liberdade”. “A Ordem é defensora do Estado Democrático de Direito”, afirmou. Simonetti encerrou sua fala agradecendo a oportunidade de participar da comemoração e parafraseou versos da canção “Maria, Maria”, do cantor e compositor Milton Nascimento. “A advocacia é a profissão que substitui a voz do cidadão no Poder Judiciário brasileiro, mas para que nós exerçamos nosso ofício ‘é preciso ter força, é preciso ter gana, é preciso ter raça’, gana e raça temos de sobra e a força são vocês advogados.”

A cerimônia ainda contou com uma série de vídeos que demonstraram o papel do advogado na garantia de uma vida digna à toda sociedade, para assegurar os direitos humanos e liberdades individuais, além da proteção às crianças e ao meio ambiente. O conteúdo audiovisual também incluíu antecipou a estrutura da próxima Conferência Nacional.

A Conferência

A última vez que Minas Gerais recebeu a Conferência Nacional da Advocacia foi em 1990, quando a entidade era presidida pelo professor Jair Leonardo Lopes, avô de Sérgio Leonardo, um fato relembrado pelo atual presidente da Ordem no estado, que fez questão de reverenciar a história da instituição e completou seu discurso com as expectativas para o evento em 2023. “Eu tenho certeza de que, na 24ª Conferência, os debates travados resultarão em inovações para a advocacia brasileira. Não tenho dúvidas de que a forma inclusiva como as discussões serão tratadas trarão mais oportunidades à advocacia.”

O evento jurídico ocorrerá de 27 a 29 de novembro de 2023, em Belo Horizonte.