Simonetti recebe Medalha Evandro Lins e Silva na seccional do Rio de Janeiro

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, foi agraciado, na tarde desta quinta-feira (17/11), com a Medalha Evandro Lins e Silva. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da seccional do Rio de Janeiro. Estavam presentes o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, o membro honorário vitalício Felipe Santa Cruz e a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.

“Receber esta homenagem é fonte de grande emoção. Só me resta agradecê-los! E reiterar o meu compromisso com a classe e com a defesa da Constituição”, afirmou Simonetti. “Esta correlação entre Direito e Liberdade pautou a atuação profissional do nosso imortal Evandro Lins e Silva.”

O presidente nacional ainda lembrou de uma das principais bandeiras de sua gestão, a interiorização. “É muito bom estar aqui, com presidentes de tantas subseções, para anunciar aqui o alinhamento da seccional do Rio de Janeiro com o Conselho Federal, que inclui as subseções do estado do Rio de Janeiro nesta grande cruzada e neste grande plano de interiorização da advocacia brasileira”, afirmou Simonetti.

“A partir do ano que vem, visitaremos o interior do estado para levar amparo às subseções. Estou aqui representando todos os 1,3 milhão de advogados deste país, esperançosos com um Brasil melhor, e é uma enorme honra receber uma medalha com o nome de Evandro Lins e Silva, um brasileiro que resistiu a tudo aquilo que afetou a advocacia no duro momento dos anos de chumbo. Esse símbolo de resiliência reafirma mais uma vez que a Ordem não sucumbe aos arbítrios, e de que a advocacia exercerá, como sempre exerceu, seu papel de pacificação social”, concluiu Simonetti.

Bandeira se lembrou, em sua fala, das dificuldades vividas nos últimos tempos pelos advogados e da força necessária da união da categoria para ultrapassar os obstáculos. “nião das subseções. No ano de 2023, teremos uma gestão de grande sucesso, junto com todas as seccionais”, afirmou o presidente da OAB-RJ.

Medalha Evandro Lins e Silva

A condecoração máxima da OAB-RJ é uma homenagem a um dos maiores juristas brasileiros da história. Nascido no Piauí e formado em direito no Rio de Janeiro, cidade onde exerceu sua profissão, Evandro Lins e Silva foi advogado, procurador-geral da República e ministro do STF, além de ter ido a Academia Brasileira de Letras. Na corte, após conceder habeas corpous a presos políticos, foi cassado pelo regime militar. Leia mais sobre a história do jurista aqui.

Com informações da OAB-RJ