Simonetti recebe o título de sócio honorário da Associação Brasileira de Advogados

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, tornou-se nesta quinta-feira (11/8) sócio honorário da Associação Brasileira de Advogados (ABA). A outorga do título foi feita pelo presidente da ABA, Esdras Dantas, e aconteceu no auditório do Conselho Federal da OAB (CFOAB), onde a associação se reúne para a sua 20º Convenção Anual. A homenagem também marcou o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto.

Além de Beto Simonetti, também foram agraciados com o título de sócio honorário da ABA o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha. Ambos são advogados e já ocuparam cadeiras no CFOAB.

Ao conceder a honraria ao presidente nacional da Ordem, Dantas destacou a trajetória de Simonetti no sistema OAB, recordando suas passagens como conselheiro federal pelo Amazonas, secretário-geral do CFOAB, diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional, entre outros cargos. “Beto tem feito um trabalho brilhante há tempos. E, agora, ocupando a presidência, nós, advogados, temos notado que a Ordem tem se voltado para a advocacia através das suas mãos. Estamos sentindo a presença do CFOAB no nosso dia a dia, na nossa rotina, e isso não tem preço. Além do mais, é um amigo da ABA, alguém com quem sempre pudemos contar. Fica aqui nossa merecida homenagem a ele”, disse.

O presidente da Ordem, ao receber a placa com o título, confessou preferir fazer homenagens a ser homenageado. “Sempre acho que não estou à altura das palavras dirigidas a mim em momentos como este. O trabalho que emprestamos à advocacia, ainda que voluntário, é um sacerdócio que todos nós cumprimos. O dia 11 de agosto torna-se, então, um dia de festejo, regozijo e também reflexão, no qual comemoramos os avanços, as garantias e as proteções que temos conquistado”, disse.

Caminhada conjunta

Simonetti destacou que OAB e ABA, enquanto coirmãs, têm caminhadas conjuntas pela advocacia. “Isso faz com que estejamos ainda mais honrados por, exatamente num 11 de agosto, estarmos reunidos no plenário que decide os rumos da advocacia no país. Ser homenageado ao lado dos advogados Ibaneis e Maria Elizabeth – emprestados ao Poder Executivo e ao Judiciário, respectivamente – me deixa muito orgulhoso. Os dois são egressos desta casa, à qual sempre pertencerão. Sonhamos juntos e vemos muitas das nossas aspirações se transformarem em conquistas. Sigamos firmes em nossa unidade institucional”, completou o presidente da Ordem.

Além dos citados, também participaram da solenidade o membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma das vagas da advocacia, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; a ex-presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros; a secretária nacional da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Brito; a deputada federal Celina Leão; o membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Moacyr Rey Filho; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Itamar de Lima; a secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha; entre outras autoridades.