“Somos um só corpo a movimentar a massa da advocacia”, diz Beto Simonetti na OAB-RS

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou nesta quinta-feira (17) da primeira sessão ordinária do Conselho Pleno da OAB-RS em 2022. O encontro dos conselheiros seccionais foi conduzido pelo presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, e ocorreu em formato híbrido, na sede da seccional, em Porto Alegre.

“Desejo um triênio de conquistas e vitórias. Temos um compromisso com a sociedade brasileira, para a repacificação do país, mas também um com a advocacia brasileira e os avanços que estamos tentando buscar dia após dia. Nós somos um só corpo a movimentar a massa da advocacia. Permaneceremos vigilantes e atuantes para cumprir o nosso papel institucional e faremos, com o apoio e a união de todos os advogados e advogadas, uma gestão que revigorará a advocacia brasileira”, discursou o presidente do Conselho Federal.

Leonardo Lamachia manifestou seu agradecimento pela presença do presidente da OAB Nacional. “Muito obrigado por estar conosco neste dia tão simbólico para a advocacia gaúcha. Sua presença simboliza e materializa a união e o prestígio para todos os conselheiros e conselheiras empossados ontem”.

Ao abrir a sessão do Conselho Pleno, Lamachia destacou “a enorme alegria de ter essa enorme presença em nossa primeira sessão. Damos início a mais um ciclo na OAB-RS e esperamos muitas conquistas e vitórias, que poderão vir ou não, porque não dependem exclusivamente só de nós. A advocacia precisa mais do que nunca da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul”, destacou Lamachia ao abrir a sessão.

Pautas institucionais de interesse da advocacia foram colocadas em debate, entre elas, a criação de comissões especiais para 2022/2024 e a respectiva lista das comissões instituídas. Leonardo Lamachia falou também sobre o lançamento, nos próximos dias, do Plano de Recuperação financeira para a advocacia gaúcha, citando fatos como a greve dos servidores da Justiça em 2019, a pandemia do coronavírus e seus reflexos em inúmeros profissionais parados, e o ataque hacker ao Tribunal da Justiça do RS.

As ações dos primeiros 30 de gestão, com a realização de quatro reuniões de diretoria, foram apresentadas aos conselheiros. Também foram temas de discussão a retomada das atividades presenciais na Justiça do Trabalho, o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia (PRA), destinado aos advogados atingidos pela pandemia, e o ofício encaminhado ao TJRS pedindo a retomada do horário integral de atendimento. Todos esses assuntos completaram o rol dos temas debatidos no encontro da advocacia gaúcha.