“Transparência e governança”, afirma Simonetti, no segundo dia do encontro dos diretores-tesoureiros e contabilistas

No segundo dia do 14º Colégio de Diretores-tesoureiros e Contabilistas dos Conselhos Seccionais, nesta quinta-feira (7/4), representantes de seccionais da OAB de todo o país seguiram os debates em torno do projeto de unificação dos sistemas usados.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, esteve na reunião e enfatizou o foco em cuidado e responsabilidade com austeridade, mas sem que isso impeça o investimento para a advocacia. Outra preocupação é com o aprimoramento da transparência e governança.

Transparência

“Cada vez mais, é um apelo nosso às seccionais que as nossas contas sejam mais transparentes, para que a advocacia possa acompanhar para onde está indo o dinheiro que ela recolhe por meio das nossas anuidades, onde está sendo empregado, como está sendo gasto e para que nós tenhamos o respeito e a tranquilidade da estabilidade de governança. E, enfim, para que tenhamos um triênio absolutamente tranquilo, e eu sei que muito disso depende do esforço da inteligência de cada um dos senhores”, disse Simonetti.

De acordo com ele, a síntese é o respeito para com a advocacia e o bom uso do dinheiro que vem dela. “É fazer com que o dinheiro da advocacia volte para a advocacia em forma de investimento para os avanços. Passo nesta manhã para prestigiá-los, agradecê-los pelo empenho e cumprimentá-los”, resumiu o presidente da OAB Nacional.

Para o diretor-tesoureiro do Conselho Federal, Leonardo Campos, o encontro tem sido produtivo e, nesta quinta-feira, a continuidade dos intensos debates do primeiro dia tendem a apontar caminhos para refinar as propostas.

“É trabalho um intenso e extenso, visando sempre a aprimorar a transparência do sistema, o controle e a qualidade dos gastos. E não há possibilidade de avançar nessa temática, se não unirmos os tesoureiros e contadores. Passei ontem as diretrizes, os objetivos desta gestão: não podemos ter 27 ilhas, uma mesma instituição falando línguas diferentes. Essa é uma pauta que está realmente com a gente e que tem as nossas energias centradas nela. E nós vamos conseguir unificar os sistemas da OAB”, afirmou Campos.

Na abertura do encontro, os presentes trataram da melhoria do Portal da Transparência, para que tenha dados acessíveis. Primeiro, à advocacia, mas também à sociedade. Outro ponto muito ressaltado foi a necessidade de que todas as seccionais trabalhem no modelo de contabilidade comercial, e não nos moldes da administração pública. E, para alcançar essas metas, Leonardo Campos reiterou o compromisso de fazer investimentos no setor de tecnologia da informação, para que a implementação de um processo único seja possível.

Durante o evento, os tesoureiros e contabilistas das seccionais da Ordem receberam e trocaram informações técnicas, com apresentações feitas por funcionários da OAB Nacional e pelos próprios dirigentes, que puderam compartilhar experiências e indicar as melhores práticas que estão sendo desenvolvidas pelo setor da entidade para auditorias apuradas.


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X