Vice-presidente da OAB e presidente da CNMA debatem sobre as novas rotinas da advocacia

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, promoveram um debate virtual, nesta quarta-feira (6), para falar sobre sustentações orais e audiências virtuais na Justiça, em virtude da mudança de rotina da advocacia e do Judiciário, provocada pela pandemia do coronavírus.

Mais de uma centena de advogados e advogadas acompanharam o bate-papo pela rede social. Luiz Viana e Daniela Borges falaram sobre as novas formas de funcionamento do Poder Judiciário adotadas após a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de retomar os prazos e a realização de audiências e de sustentações orais no ambiente virtual dos diversos tribunais.

Daniela Borges falou sobre as peculiaridades e dificuldades enfrentadas pela advocacia em todo o país, em especial na situação das mulheres advogadas, que em muitos casos passam por uma situação mais complexa ao trabalhar de casa.

“Não podemos ignorar que existe uma imensa quantidade de mulheres com crianças pequenas, que necessitam de atenção em tempo integral delas, mas houve a determinação do CNJ para o retorno dos prazos. Precisamos pensar nessas questões peculiares e também em outras diversas situações por todo o país, até mesmo a falta de infraestrutura necessária para que a advocacia consiga exercer a sua atividade”, afirmou Daniela Borges.

Luiz Viana afirmou que o ideal seria que os próprios advogados pudessem avaliar os casos e solicitar a manutenção ou não dos prazos. O vice-presidente da OAB Nacional também disse que a advocacia precisa se preparar para um novo momento, com utilização cada vez maior da tecnologia.

“Fiz duas sustentações na semana passada, em tribunais diferentes, e me organizei porque tenho a infraestrutura tecnológica em casa para fazer as sustentações, mas isso varia muito em todo o país. De qualquer forma, temos que estar preparados para utilização cada vez maior das ferramentas da tecnologia para advogar com segurança. Teremos que fazer um esforço para se adaptar a essa liturgia nova. A OAB Nacional e todo o sistema está à disposição dos colegas para ver de que maneira podemos ajudar”, acrescentou Luiz Viana.


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X