Vice-presidente do CFOAB recebe homenagem da Abracrim

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, foi homenageado, nesta sexta-feira (11/11), durante o 5º Encontro da Advocacia Criminal do Distrito Federal. A comenda “Advogado Criminalista Osvaldo Serrão”, maioria honraria concedida pela Associação Brasileira dos Advogados Criminais (Abracrim), foi entregue em evento realizado na sede da OAB-DF.

“Sinto-me honrado, até porque não sou advogado criminalista. Porém, meu trabalho como dirigente de Ordem foi sempre buscar a valorização da advocacia, entendendo que a advocacia criminal representa a primeira trincheira na defesa das prerrogativas da classe”, destacou Rafael Horn. “Isso foi buscado não apenas enquanto fui presidente da OAB Santa Catarina, mas também agora como vice-presidente da OAB Nacional com grandes conquistas, como as férias dos advogados, a questão da inviolabilidade dos escritórios de advocacia, e isso faz com que a classe toda saia fortalecida”, completou.

A comenda “Advogado Criminalista Osvaldo Serrão” foi criada em 2021, batizada em tributo à memória do vice-presidente nacional e fundador da instituição que, em outubro de 2020, faleceu vítima do coronavírus.

“Destinamos essa homenagem a pessoas que atuam pela defesa e valorização da advocacia criminal e pelo aperfeiçoamento do sistema de justiça brasileiro. E, nesse sentido, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, tem atuação destacada”, justificou o presidente da Abracrim, Sheyner Yàsbeck Asfóra.

A entrega da distinção também contou com a secretária-geral e presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, e a conselheira nacional da Abracrim Mulher Marília Brambilla.

O 5º Encontro da Advocacia Criminal do Distrito Federal foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro, com o tema “Contribuições do Direito Penal e do Processo Penal para a democracia brasileira e pode ser conferido no canal do Youtube da OAB-DF.